Semana 3 - Linha do tempo do Empreendedorismo.

 Olá, turma, avançando na nossa conversa sobre Empreendedorismo, queria que prestassem atenção a essa imagem:

Pense comigo: 😎💻🖥🖳🖧
Imagem 1
 
 1. O que difere esses computadores?
2. Por que eles avançaram?
3. Só os computadores avançam e/ou mudam?

 Vamos ouvir uma música do Raul Seixas, Metamorfose Ambulante, que talvez até seus bisavós conheçam!  

https://www.youtube.com/watch?v=bDYYdeRFFlc 

💭 Observação Reflexiva - Vamos ler livro “O amigo do Rei”, Ruth Rocha.

Imagem 2

💬 Conceituação Abstrata – Anote no seu caderno sobre o conceito de EMPREENDEDORISMO e o MODELO CHA (Competência + Habilidade + Atitude).

Assim como nossa sociedade, o conceito de empreendedorismo está constantemente sujeito a mudanças. Contudo, para compreender a ideia de empreendedorismo em maior profundidade, é necessário examinar a evolução do conceito e exemplificar suas diferentes fases.

Século V a XV : Lento progresso tecnológico; Manufaturas artesanais; Trocas entre cidades e reinos 

Século XVI: Responsabilidade e coordenação de operações militares 

Século XVII: Execução de obras públicas

Século XVIII: Criação e condução de empreendimentos

Século XIX: Tomada de risco em qualquer tipo de empreendimento

Escolas de pensamento no campo do empreendedorismo
Com o passar do tempo, o campo de estudo do empreendedorismo foi sendo gradativamente ampliado à medida que o impacto econômico das atividades empreendedoras foi se tornando maior e mais evidente. As próprias teorias que explicam o surgimento dos empreendedores muitas vezes se confundem com as teorias do desenvolvimento econômico. Mas cada vez mais sentia-se a necessidade de buscar mais explicações conectando o empreendedorismo a outros fatores além dos estritamente econômicos. Os estudos envolvendo empreendedorismo foram então se tornando mais especializados, sendo possível identificar o aparecimento de escolas de pensamento com objetivos de pesquisa específicos.

1. A visão do empreendedorismo na ótica econômica: A escola de pensamento econômico buscou identificar os principais riscos associados à atividade empreendedora. Nesta perspectiva, o pensador francês Richard Cantillon (1689-1734) foi o pioneiro ao abordar o empreendedorismo com foco em riscos e incertezas. Para isso, Cantillon buscou o aperfeiçoamento de processos de trocas de mercadorias visando o lucro.

2. Empreendedorismo e os principais pensadores no campo da psicologia: Pela perspectiva da escola da psicologia, é possível destacar o trabalho de McClelland, que, no início dos anos 70, passou a analisar as características psicológicas que predispõem um indivíduo a empreender. Segunda esta visão, é possível afirmar que é a necessidade de realização pessoal que proporciona a principal motivação dos empreendedores.

3. Empreendedorismo e os principais pensadores no campo da sociologia: A escola da sociologia também trouxe importantes contribuições para o campo do empreendedorismo. Segundo a visão do pensado alemão Max Weber, o sucesso do empreendedor depende fortemente de sua capacidade de racionalização das atividades para a obtenção de ganhos de eficiência.

4. Empreendedorismo e os principais pensadores no campo da administração: O empreendedorismo está associado à oportunidade. Muito estudos têm sido desenvolvidos para compreender como as pessoas identificação e mobilizam recursos para explorar oportunidades.


O que é o MODELO CHA?

O C significa conhecimento sobre um determinado assunto. Diz respeito à pessoa dominar um determinado know-how a respeito de algo que tenha valor para organização e para ela mesma. É o saber. 

O H significa habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. É o saber fazer.

O A significa atitude assertiva e proativa, ou seja, iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe como uma oportunidade de ser feito e por conta própria.
É o querer fazer.

Fonte: COLEÇÃO EMPREENDEDORISMO E GESTÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO/ Organizadores: Sandra R. H. Mariano, Joysi Moraes, Robson Moreira Cunha. 1a edição. Niterói: Departamento de Empreendedorismo e Gestão, Universidade Federal Fluminense, 2022.

👀 Experiência Concreta –  Vamos conversar?! Visita ao Grupo Rodriguez, empreendimento de refrigeração de uma família, que está no mercado há mais de 50 anos e que tem a gestão de três gerações (pai, filho e neto).

Conheça o site antes de ir para trocarmos boas ideias: https://gruporodriguez.com.br/quem_somos/

👊 Experimentação Ativa – Produza uma linha do tempo do conceito de Empreendedorismo. Depois vamos pensar no Modelo CHA associado ao filme "O menino que descobriu o vento" e a visita realizada aos empreendedores do Grupo Rodriguez.

👉 A AVALIAÇÃO será através da análise da produção da linha do tempo!

😁 Missão: Esta etapa irá se finalizar com a missão de entrevistar um empreendedor do bairro, pois utilizaremos essas entrevistas na aula seguinte, cujo tema é a “O empreendedor como agente de transformação da sociedade e o empreendedorismo como fator essencial para o desenvolvimento econômico e social.”. Façam vídeos!

 

   Beijos, amadinhos! Vamos que vamos!
 
Imagem 1: Disponível em https://www.todamateria.com.br/historia-e-evolucao-dos-computadores/, acesso em 20 de dezembro de 2022.
 
Imagem 2: Disponível em https://www.amazon.com.br/Amigo-do-Rei-Ruth-Rocha/dp/8516063046, acesso em 20 de dezembro de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana 4 - Tipos de Empreendedorismo

Semana 1 - Boas histórias para falar de o que é EMPREENDEDORISMO!