Semana 1 - Boas histórias para falar de o que é EMPREENDEDORISMO!

Olá, turma, como já sabem, estamos iniciando o Ensino Médio com ênfase em Empreendedorismo, para isso a gente precisa entender o que esse termo quer dizer...

As nossas aulas sempre serão pensadas em quatro momentos, isso tem a ver com o Ciclo de Kolb.  David A. Kolb descreve que o processo de aprendizagem é realizado a partir de um ciclo contínuo de quatro estágios: 

👀 Experiência Concreta (agir), 💭 Observação Reflexiva (refletir), 💬 Conceitualização Abstrata (conceitualizar) e 👊 Experimentação Ativa (aplicar).

Estaremos sempre nessa organização, porque acreditamos que aula fica mais dinâmica e o aprendizado mais significativo! Não pule etapas! Fiquem de olho! 

Ah, como vocês também sabem, eu sou professora de Língua Portuguesa, então sempre vai rolar uma história! Bora lá! Vamos começar!

💭 Observação Reflexiva - Vamos conhecer a história de Amora, do Emicida! Segue o link do vídeo!



Como o Emicida falou é preciso que a gente construa uma identidade forte, sólida e se a sociedade não constrói uma ideia de equidade, protagonizemos nós! Vamos continuar!

💬 Conceituação Abstrata – Anota aí no seu caderno o que o dicionário diz sobre o verbo EMPREENDER:

verbo   transitivo direto: decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar. "e. uma travessia arriscada" 2. transitivo direto pôr em execução; realizar. "e. pesquisas". 

 

Responda essas perguntas no seu caderno:

1. Pelo sentido do verbo, empreender diz respeito apenas a ter uma empresa?

2. Quais são os desafios para empreender na própria vida?

3. Pensando metaforicamente, qual travessia você gostaria de fazer na sua vida?

4. Quando você pensa sobre você, como se vê?

5. Como você se vê daqui a 10 anos?

👊 Experimentação Ativa – Vamos brincar?! Na sala, vamos fazer uma brincadeira da bolinha para te mostrar que para avançar a gente precisa empreender na própria vida! Sua missão, escrever aqui nos comentários o que você achou!

👀 Experiência Concreta –  Você sabia que você já empreendeu na sua própria vida. Vamos contar a nossa história?! Na sala, vamos montar o nosso "projeto empreendedor de vida" e enterrar numa cápsula  o tempo, que abriremos no final do Ensino Médio. Mãos à obra!

      
Imagem 1

 Não deixem de assistir os vídeos e responder as perguntas, a experimentação ativa e a experiência concreta, faremos na sala!    

 

👉 Para a AVALIAÇÃO, vocês devem responder o questionário que está no GoogleForms abaixo!

Vamos nos conhecer?!

 

😁 Depois, eu posto aqui a nossa NUVEM DE PALAVRAS!

Imagem 2

    Beijos, amadinhos! Vamos que vamos, porque só está começando!

 

Imagem 1: Disponível em https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/algar-90-anos/noticia/2020/10/30/capsula-do-tempo-registrada-mensagem-de-hoje-que-sera-aberta-no-futuro.ghtml, acesso em 20 de novembro de 2022.

 Imagem 2:  Disponível em https://www.bandab.com.br/variedades/saude-bem-estar/empreender-nao-e-so-abrir-uma-empresa/, acesso em 20 de novembro de 2022.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana 3 - Linha do tempo do Empreendedorismo.

Semana 4 - Tipos de Empreendedorismo